Eu estudo na universidade e depende financeiramente dos meus pais, mais precisamente, do meu pai. O problema é que não posso estabelecer um relacionamento com ele. Ele é muito quente -tempered, pode chamar, humilhar, gritar, já havia levantado a mão para mim. Ele é um homem duro, eu sofro terrivelmente. Em relações com outras pessoas, muitas vezes me comportei como uma vítima, receio e odeio homens, evito -os de todas as maneiras possíveis. Mas como consertar – eu não sei. Mamãe diz que você precisa ser mais inteligente e tentar ver o bom. Aparentemente, ela não entende meus sentimentos. O que posso fazer nesta situação?
Svetlana, 19 anos
As palavras da mãe, sua reação pode ser um sinal de negação – este é um mecanismo primitivo de proteção. Em sua própria infância, ela poderia sofrer do mesmo relacionamento na família, então ela escolheu um parceiro semelhante. Agora aprendi a manter o silêncio e fechar os olhos para o que está acontecendo, literalmente para não ver ou ouvir violência emocional de seu pai para você. Assemelha -se a três macacos, com os olhos, os ouvidos e a boca das patas. Eles simbolizam a idéia “Se eu não vejo mal, não ouço sobre o mal e não estou falando sobre ele, então estou protegido dele”. Ou não vejo nada, não ouço nada, não vou contar a ninguém a ninguém. “.
Por outro lado, o pai também pode repetir o modelo da família dos pais se ele crescesse em condições cruéis. Existe uma teoria do apego, que diz que precisamos e queremos estar perto dos outros, porque nos sentimos assim. Mas quando alguém do ambiente pessoal, especialmente os pais, nos ofende emocionalmente, não pode se falar sobre qualquer segurança. Isso distorce completamente nossos princípios futuros de interação com outras pessoas.
A violência emocional inclui críticas constantes, humilhação, insulto e isolamento, ignorando ou abandonando a criança. “Eu não preciso de você assim, eu não queria uma criança”. A violência emocional leva a danos à auto -estima e danificar o poço emocional e psicológico -ser.
Como você não tem pais que podem mostrar que você é uma pessoa digna, que está seguro, só há uma saída – para se afastar das tentativas de estabelecer um relacionamento com eles. Agora você precisa
estabelecer tudo dentro de si e se recuperar. E aqui você não pode fazer sem terapia. Pense em trabalhar com um psicólogo.